Domine as cinco habilidades dos inovadores e conheça o livro DNA do Inovador
Você já tentou inovar de várias maneiras no seu negócio mas nunca obteve resultados satisfatórios?
Gostaria de saber os segredos de grandes inovadores como Steve Jobs da Apple, Jeff Bezos da Amazon.com e Larry Page do Google?
Já imaginou para qual patamar poderia levar sua empresa se dominasse algumas competências de grandes inovadores?
A inovação sempre foi um grande desafio pessoal. Por mais que a buscasse quase como uma obsessão, sentia que os resultados poderiam sempre ser melhores.
Tentei implantar metodologias sistemáticas de inovação, tanto para melhoria de processos quanto para atendimento ao cliente e o resultado era positivo, mas nunca efetivamente satisfatório.
Foi então que descobri em um livro aquilo que faltava para que os resultados fossem finalmente diferentes e satisfatórios.
Para inovar, precisamos de habilidades específicas e estas habilidades não nos são ensinadas na escola, pelo contrário, muitas vezes somos “podados” por nossos pais, amigos e quando chegamos a fase adulta pelos nossos chefes.
Mas, não podemos falar em culpa. Nós só não sabermos como identificar e como utilizar as competências inovadoras.
O livro, ” DNA do Inovador”, escrito por Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, traz como foco a criatividade individual no contexto dos negócios após terem elaborado um estudo aprofundado com inovadores, identificando 5 (cinco) habilidades que os inovadores tem comum e demonstram como qualquer pessoa pode desenvolvê-las.
As 5 competências dos inovadores são: Associar, Questionar, Observar, Manter uma Rede de Relações (Networking) e Experimentar.
Para inovar é preciso aceitar informações, novos posicionamentos, aprender que o cérebro armazena informações da mesma forma que um dicionário, alfabeticamente. Ele armazena por associação !
Quanto ao questionamento, não se restringir a perguntar, mas observar, fazer networking e experimentar e, sempre, tentar experiências novas que a primeira vista pode não fazer sentido do ponto de vista financeiro, mas pode fazer toda a diferença na busca por ideias disruptivas.
Uma ideia é nova quando desmonta alguma coisa.
Autor: Lucar Cornachini
Engenheiro de produção com especialização em psicologia aplicada a negócios. Por anos atuou como Diretor de Operações em uma rede varejista, hoje dedica-se a implementar a Gestão de Inovação em micro e pequenas empresas da região do Alto Tietê através do programa ALI, gerenciado pelo Sebrae. Sua formação permitiu se aprofundar em diversos temas de empreendendorismo e inovação, fundamentais para auxiliar empreendedores a se reinventar.