Harmonizar Café com CHOCOLATE

Publicado por . Em: Café & Chocolate

Café é uma bebida extremamente democrática, porisso mesmo, não é fácil harmonizar café.

Isso porquê, dependendo de como você combina a bebida, ela simplesmente, desaparece. Absorvido totalmente sem deixar qualquer rastro, frustrando muito.

Já falamos nesse assunto, é um assunto muito legal e dinâmico e nem preciso dizer, gostoso, afinal, também experimentamos nossas dicas, kkkk, https://espacoler.com.br/2020/07/30/harmonizacao-de-cafe/

Quer um exemplo ? Bolo com café. Muitas receitas esperamos identificar o gosto da bebida, mas não a localizamos.

Para que não haja erro, o melhor é tomar a bebida acompanhada por alimentos que lhe são ou complementares ou não.

Ao pensarmos em café com chocolate, no caso do ESPAÇO LER, indicamos barras de chocolate bean-to-bar da Gallette, já conhece ? não ? te convido a conhecê-los melhor – https://www.gallette.com.br/novaloja/ .

A primeira ao harmonizar, buscar o equilíbrio. Primeiro as especificações do café sabendo sobre a torra, procedência, acidez e, daí, escolher qual tipo de chocolate irá acompanhá-lo: se amargo, ao leite, crocante, com recheios ou sem.

Busca-se o equilíbrio.

Não é aconselhável combinar café amargo com chocolate amargo, já que não agrada ao paladar!

Busca-se na harmonização do café com o chocolate, o agrado do paladar pela harmonização por contraste. 

Comece a experiência analisando as características da bebida como amargor, doçura e acidez.

Faça o mesmo com o chocolate, lembrando que quanto maior o percentual de cacau, maior será o amargor e mais intenso o sabor do seu chocolate. Já chocolates meio amargos ou amargos terão sabor mais intenso.

Uma dica é combinar cafés de torra mais clara a chocolates com maior percentual de cacau, de preferência superior a 70%.

A combinação resultará na harmonia entre os sabores intensos e amargos do chocolate à suavidade, notas adocicadas e acidez equilibrada do café.

harmonizando café com chocolate

Pode-se também combinar :

café espresso com baunilha

Café expresso + chocolate com baunilha =  a potência do espresso bem torrado faz excelente contraste com o chocolate ao leite aromatizado com baunilha.

cappuccino ou moka com bombom

Cappuccino + bombom = aqui uma harmonização por semelhança, em que a cremosidade do leite vaporizado do cappuccino casa com a cremosidade do recheio do bombom.

frapê com chocolate branco

Frapê de café + chocolate branco = aqui vale a harmonização meio a meio, em que a espuma do frapê combina com a cremosidade do doce, e o leve amargor contrasta com a untuosidade do chocolate branco.

Novas ideias, consulte também, https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/noticias/redacao/2013/07/26/especialista-ensina-como-acertar-na-harmonizacao-de-cafe-e-chocolates.htm e, ótimas dicas na http://blog.cacautasters.com.br/harmonizacao-de-cafe-com-chocolate/.

Deixe seu comentário

*
*