Harmonização : Café com chocolate

Publicado por . Em: Café & Chocolate

Ao pensarmos em café com chocolate, a primeira ideia que nos vem é que sim, eles se harmonizam, contudo, temos que buscar o equilíbrio, sabendo sobre a torra e qualidades de cada café com o tipo de chocolate, se amargo, ao leite, crocante, com recheios ou sem.

Busca-se o equilíbrio.

Não é aconselhável combinar café amargo com chocolate amargo, já que não agrada ao paladar!

Busca-se na harmonização do café com o chocolate, o agrado do paladar pelo a harmonização por contraste. 

Comece a experiência analisando as características da bebida como amargor, doçura e acidez. Faça o mesmo com o chocolate, lembrando que quanto maior o percentual de cacau, maior será o amargor e mais intenso o sabor do seu chocolate. Já chocolates meio amargos ou amargos terão sabor mais intenso.

Uma dica é combinar cafés de torra mais clara a chocolates com maior percentual de cacau, de preferência superior a 70%. A combinação resultará na harmonia entre os sabores intensos e amargos do chocolate à suavidade, notas adocicadas e acidez equilibrada do café.

Pode-se também combinar :

Café expresso + chocolate com baunilha =  a potência do espresso bem torrado faz excelente contraste com o chocolate ao leite aromatizado com baunilha.

Cappuccino + bombom = aqui uma harmonização por semelhança, em que a cremosidade do leite vaporizado do cappuccino casa com a cremosidade do recheio do bombom.

Frapê de café + chocolate branco = aqui vale a harmonização meio a meio, em que a espuma do frapê combina com a cremosidade do doce, e o leve amargor contrasta com a untuosidade do chocolate branco.

Deixe seu comentário

*
*