Café coado é o queridinho de muita gente, mas o que pouca gente sabe é que há diversos modos de se extrair o café coado. Para fazermos um café coado, é preciso, óbvio, um filtro. Como o Hario V60 – Café coado.
Em nosso blog sempre apresentamos as vantagens do consumo diário da bebida, https://espacoler.com.br/2020/07/30/cafe-para-a-mente-corpo-e-espirito/.
coador de pano
Nós no Brasil, tínhamos o costume de usar o coador de pano, chamado o tradicional.
Em seguida, para tornar o uso mais ágil e “limpo”, as famílias brasileiras adotaram o coador de plástico com filtro de papel.
coador de inox
Hoje, houve uma releitura do coador de plástico, chegando também, o de inox, com furos realizados a laser sem uso do filtro de papel, passado diretamente sem qualquer tipo de filtro.
No mundo dos cafés especiais, o queridinho dos baristas é o Hario V60 – Café coado, especificidades, https://blog.trocodocafe.com.br/hario-v60-curiosidades-sobre-a-forma-de-fazer-cafe-coado/.
coador HARIO V60
À primeira vista, ele é idêntico àquele de plástico que temos em casa. Mas precisamos observar seus detalhes, as diferenças são :
Hario V-60 diferenciais elementares
1a. – ao contrário do coador tradicional em que os sulcos são paralelos com três furos idênticos ao final para passagem da bebida. O Hario V60 – Café coado apresenta sulcos em espirais ao longo do seu corpo e ao final, um único furo mais largo.
Os tais sulcos espirais permite a maior expansão do pó durante o processo, diminuindo a quantidade de resíduos, sem aquele pozinho na sua xícara.
A angulação dos sulcos é 60o., daí chamar-se Hario V60 – Café coado. Ele permite que a água mantenha contato com o café por mais tempo antes de passar pelo furo central, fazendo com que o grão seja mais presente na bebida.
2o. – O furo mais largo ao contrário de uma primeira impressão, não o torna mais fraquinho por passar mais rápido. Lembra dos sulcos em 60o. ? O propósito do furo maior é que a bebida coada não emposse no fundo, não interferindo no sabor.
3o. é fabricado no Japão, e, pode ser em cerâmica, plástico, de vidro ou metal.
Hario V60 – sua origem
A Hario é uma empresa fundada em 1921, de origem japonesa, produzia artigos de vidro para laboratórios médicos, em Tóquio, no Japão, como: tubos de ensaio e outros para pesquisa científica.
Logo após o final da Segunda Guerra Mundial teve que ampliar seus produtos, lançando o conhecido ” Globinho”, um sifão de vidro utilizado no preparo caseiro do café.
O coador V60 foi lançado em 2004 em cerâmica, para só depois o reproduzir em vidro, plástico e metal.
Ficou curioso ? Venha até nossa cafeteria e experimente !
Em nossa cafeteria quem prepara seu café é barista formado pelo Museu do Café de Santos/SP. Somos coffee lovers e adoramos experimentar e inventar novas extrações de cafés, novas misturas, novos grãos.
BORA ?