Viajar sempre, com café melhor

Publicado por . Em: Café

Sempre trabalhei em São Paulo e, quando decidimos abrir nosso café no ESPAÇO LER, resolvemos que teríamos de beber nas melhores fontes possíveis.

Como já postei aqui, começamos a pesquisar e o primeiro nome que surgiu Starbucks. Lemos o livro escrito por Howard Schultz contando a estória da criação da Starbucks (antes dele comprar lógico) e nos impressionou realmente o quê Alfred Peet conseguiu na América do Norte e toda sua estória de vida dedicada ao café.

Mas, será que foi só na América do Norte ? Como o Brasil, responsável pela produção de 1/3 mundial de café, e, pontualmente nossa megalópole São Paulo, tem a nos oferecer ?

De tempos em tempos, fazemos_minha família,  um dia temático, por exemplo : um roteiro de cinemas, exposições no MAM, Mube, MIS, Pinacoteca; roteiro guiado de prédios premiados, ao cemitério da Consolação e quem tiver outros que nos indique ! Somos doidos por passeios assim diferenciados, ah, domingo na Paulista, Tb.

E, claro, cafeterias.

Cafeterias onde o café é o protagonista.

É outro mundo ! Então, nosso top 3 cafeterias que você TEM QUE CONHECER antes de morrer em São Paulo/capital, a ordem é aleatória tá ? , são:

Urbe Café Bar @urbecafebar

Viajar sempre, com café melhor I Espaço LER - Cafeteria (1)

Fica numa travessa da Rua Augusta um ou dois quarteirões antes da Paulista pra quem vem do centro, Rua Antônio Carlos, no.404 – Consolação – SP, inaugurada em 2011, foi uma das primeiras a implantar o sistema “ do campo à xícara”, controlando toda a cadeia produtiva, plantação, torra e serviço.

É um local pequeno mas bem aconchegante, servem cafés maravilhosos, não pelo acréscimo de chantilys, nutelas e outros MAS PELA QUALIDADE DO CAFÉ !    Da última vez que fui em novembro, tomei um moka com raspas de limão !  Fui aos céus.

Por um punhado de dólares  @porumpunhadodedolares

Viajar sempre, com café melhor I Espaço LER - Cafeteria (2)

Não se intimide pelo entorno, está degradado e sujo, fica no centro, Rua Nestor Pestana, 115, no início da Consolação, perto da Praça Roosevelt. Mas a cafeteria é, como os donos, ANIMAL ! A máquina de espresso dos caras é de outro mundo ! o ambiente é moderno e arrojado, com um imenso balcão e várias mesinhas,  O nome “ Por um punhado de dólares” , foi tirado de um filme de Clint Eastwood, então tudo por aqui é sem “ frescura” nem “ afetação” como eles falam, servem 3 cafés e 3 formas de extração, perguntando eles nos dão uma aula sobre café, alguns sanduíches e doces.  Os pedidos são feitos no balcão. O mantra dos caras é “ Acreditamos que um bom café pode ser servido para todo mundo” . Sua diferenciação é a torra escura, conhecido como Fuck Coffee_torra escura com café decente.     

Um Coffee @umcoffee

Viajar sempre, com café melhor I Espaço LER - Cafeteria (3)

Uma cafeteria no bairro do Bom Retiro, idealizada por uma família de coreanos, sim ! E é uma das melhores, nós não visitamos, quem foi, foi nosso head barista Guilherme Oliveira,que a conheceu num campeonato de extração Clever, com a presença de Isabela Raposeiras, da CoffeeLab. A família é proprietária de uma fazenda de café em Minas, desde 2011, mas só decidiram a pouco tempo abrir a cafeteria, que funciona no prédio de uma antiga tecelagem, que adivinha ? era da família. Hoje, nos quatro andares do imóvel estão a cafeteria no térreo e nos demais andares, o maquinário de torra.          

Essa é indicação não é minha, mas como é do “ Pelé”, é coisa muito boa, porquê se o cara é uma coisa, é exigente.

Ah, e, em Mogi, nós do ESPAÇO LER temos orgulho em poder afirmar ser a primeira cafeteria na cidade a privilegiar grãos especiais, métodos de extração diversificados, com cardápio simples mas que permite uma experiência inesquecível aos amantes da bebida que é orgulho nacional.

Bora tomar café! Entre para a família de #somosloucosporcafémogi

Deixe seu comentário

*
*