Design é função! E o seu cliente?

Publicado por . Em: Espaço LER

Quando se fala em Design a maioria das pessoas pensam na forma.

Um carro bonito, dizem que tem design, em verdade, isso tem mais relação com estilo, forma. Steve Jobs afirmava: Design é função, não forma!

Design é quando um carro tem determinada forma visando a melhor experiência do usuário, UX – tema para outra postagem. Uma frente mais baixa em formato de cunha para criar pressão aerodinâmica tem como função manter o carro colado no chão e dar mais estabilidade. Uma traseira inovadora provavelmente tem a função de diminuir o coeficiente de arrasto aerodinâmico, economizando combustível. Deste modo, podemos citar ótimos exemplos de como Design é presente em nossas vidas e que Design é função.

Aquilo que comumente as pessoas chamam de Design em verdade é Estilo. Estilo é importante, ajuda a vender, mas tem pouca relação com a função.
Considerando que cada vez mais os produtos são parecidos com relação a qualidade e  o preço, indústria focada no produto, qual será a diferenciação que se busca?

INOVAÇÃO 

Essa é a palavra! Inovar tem relação direta com Design e surgiu da necessidade do usuário em se colocar no centro do processo. Em resumo, podemos dizer que antes era o produto, hoje, são as pessoas.

Inovar é entender que tudo que se faz em uma empresa deve ter relação direta com inovação.

Os clientes são bombardeados por ofertas de produtos muito parecidos, com relação a qualidade, o preço e pouco se fala em serviços oferecidos. Deste modo, entender as reais necessidades dos clientes e criar diferenciação no mercado tão disputado como temos só é possível com o Design.

O Design evoluiu e ganhou o complemento Thinking, se tornou Design Thinking, que significa uma abordagem interativa com o usuário. Assim sendo, interativa significa ciclos rápidos de testes, em que se busca o melhoramento ou lançamento de novos produtos e ou serviços.

Falando em serviços, num mundo em que os produtos e os preços se equiparam são os serviços que levarão sua empresa em outro patamar diante dos clientes. Um atendimento exemplar, agilidade e eficiência naquilo que sua empresa se compromete a entregar, pós-vendas interessado em participar do processo de experiência do usuário farão o que se chama de Relacionamento com o Cliente, encanta e faz com que você fique registrado na mente e coração do seu cliente.

Interação com o cliente

Existem várias formas de interagir com seu cliente, entregando mais serviços, basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. Crie uma jornada do usuário, utilize as regra dos 5 porquês e facilmente verá pontos a melhorar no seu processo de serviços. No início parecerá difícil, com a prática se tornará fácil, até tornar parte da sua empresa.

Inove, faça diferente, coloque o seu cliente no centro do seu processo e sempre pergunte Porquê? Como? e O quê? Crie um propósito para sua empresa, isso fará com que você pule da cama logo pela manhã e dê graças por tudo que tem. Você, seus produtos ou serviços, são a melhor versão possível, se não, INOVE.

Texto de Marcio Barbosa

Deixe seu comentário

*
*