Rua Carmelam Dutra, no.295 - Mogi das Cruzes
11 2500-1318
@espacolermogi

Ler é descobrir o universo

Coworking

Descobrindo novos mundos em cada leitura - texto de C Fernanda Ribeiro I Espaço LER

No final do ano, resolvi ler a saga Rama, escrita por Arthur C Clarke e Gentry Lee.    

Quem me conhece sabe, que sou dessas, que não sossega, enquanto não acha o significado psicológico e etéreo de cada nome ou escolha do título e do personagem no enredo.

Pois bem,

Rama o foco central é o cenário onde tudo acontece, então temos que nos preparar para lê-lo segundo a escolha do autor.     

O que RAMA significa ?

Rama é encontrado pela nave Newton, saída da Terra após ter sido alvo de meteoros que a transformaram terrível e irremediavelmente.

Explorando o cosmos já tinham descoberto tantas estrelas e planetas que já não havia deus tanto na mitologia grega quanto nórdica para nomeá-las.

Rama é entidade da miologia indiana, simboliza sacrifício. É um modelo de fraternidade, um administrador ideal e um guerreiro incomparável. É o exemplo supremo de como as pessoas devem se comportar no mundo.

Como um país deve ser governado, como a integridade e a moralidade dos seres humanos devem ser protegidos.     

Rama é a personificação de três atributos, ação elevada, qualidade ideal e pensamento sagrado. O Princípio de Rama é uma combinação do divino no humano e do humano no Divino.

Baseando-se nisso, toda a estória começa a ter uma áurea diferenciada e cada decisão dos personagens os deixam mais próximos de Rama.  

Rama é uma nave perfeita, misteriosa, tecnologicamente avançada e estranha à tripulação,  tendo um significado diferenciado para cada membro da nave Newton.   

Livro 1 – ENCONTRO DE RAMA

Ficamos abismados como a tripulação da 1ª.Newton quando iniciam a descobrir esse mundo todo novo de Rama. 

Conquistando-o, como reconhecimento e para torná-lo mais próximo, a tripulação inicia a nomear lugares com nome familiares _ cidades importantes na Terra, Nova Iorque, Londres, Paris. Cada vez o mistério é maior e nesse momento estão deslumbrados, assim como nós.    

Não há nenhum contato dos ocupantes ou idealizadores da nave, entretanto, existe só o ambiente estranho e em escala monumental. Desde o princípio é Rama quem controla as explorações, seja pela luminosidade, seja pela direção tomada.  A primeira Newton é expulsa ao verificar que a nave Rama dirige-se ao Sol.               

Livro 2 – O ENIGMA DE RAMA

Uma nova Newton 70 anos depois, nova tripulação, outro approach e uma nova leitura.  O objetivo é explorar e não conhecer, tanto que a maioria da tripulação tem um projeto televisivo e não científico. Diametralmente há o professor que sonha em conhecer o objeto de estudo de sua vida.       

Novamente, o ambiente não se deixa influenciar por eles, mas Rama se incomoda, expulsando-os ao direcionar sua nave ao planeta Terra. A ambição desenfreada dos membros vicia o ambiente, a “esperteza” em detrimento do sentido das coisas.

Tem-se que ler Rama.

Arthur C Clarke e Gentry Lee são excepcionais em observar o cosmos e o homem em relação ao desconhecido, eles conseguem antever as crises econômicas mundiais, o ataque de 11 de setembro, além de todas as outras angústias tecnológicas atuais.

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante : o livro fala e a alma responde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *