Rua Carmelam Dutra, no.295 - Mogi das Cruzes
11 2500-1318
@espacolermogi

Como crescer na crise

Coworking

Estamos passando por um momento bem complexo e como crescer na crise?

Precisamos nos resguardar, poupar ao máximo, comprando somente o necessário. Mas não é só isso, em algumas situações, vemos empresas reduzindo os custos com redução de pessoas, redução salarial, trabalho em home office, criando maneiras e formas de superar este momento tão delicado que estamos passando.

Vivemos com o fantasma da perda do emprego.

Porém tenho algumas dicas para passar por esta situação, superar, e ainda ficar no azul, começando a ter uma ideia de investimentos, mudando o formato da palavra “crise” para oportunidade. Desta forma, crescer na crise.      

Se possível, procure sempre a ajuda de um profissional da área de investimentos para esta inicialização e introdução dessa importante mudança de cultura comportamental.

Seguindo este raciocínio, nós da área financeira sempre indicamos a diversificação dos investimentos, “nunca guardar os ovos em uma única cesta”.

 Pensando em caixinhas, isso mesmo, caixinhas. Cada caixinha para um momento de vida: uma viagem, uma reforma, um compromisso com os filhos, a troca de casa, a troca do seu carro. Temos de ir na contramão da crise, este é o objetivo, para assim nos fortalecer e tornar possível todas estas possibilidades.

Vamos por etapas:

Primeira etapa: é a “caixinha” – reserva emergencial, é aquela que nos resguarda dos imprevistos, sem precisar recorrer ao cheque especial.

Para isso vamos começar fazendo uma conta simples: some todas as suas despesas, multiplique por 06 (seis) esse total será sua necessidade.  A reserva emergencial, o valor que precisará para suprir os imprevistos, garantindo caso perca seu emprego se manter por 06 meses mantendo o mesmo padrão de vida. 

Mas não vamos pensar nesta possibilidade certo?

Para formar esta reserva com seu salário, pense em se pagar primeiramente.   Pois, recebendo seu salário tire a sua parte, pensando em um número para facilitar, podemos começar com 20% do salário para começar a compor sua reserva emergencial.

Se todo mês mantivermos esta rotina comportamental veremos a a diferença e nos surpreender o que é utilizar os juros compostos a seu favor.

Para o investimento desta reserva o ideal é pensarmos em uma renda fixa com liquidez, aquele investimento em que se precisar pode resgatar a qualquer momento. Assim, é possível crescer na crise.

Texto de Pedro de Oliveira

Siga-nos também em nosso Instagram @e.lermogi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *