Café para a mente, corpo e espírito

Publicado por . Em: Café

Desde que as pesquisas envolvendo café para a mente começaram, partiram de uma premissa incorreta. Pois, se basearam em  quantidades cavalares da bebida, chegando, lógico, a resultados incorretos.  Tudo em excesso faz mal.

Além de claro, não ter considerado ser o café uma bebida complexa, para a extração.  Parece complicado, não é? Mas são três ingredientes básicos: – o grão _ espécie, origem, variedade, moagem;  – a qualidade da água, e o método de preparo.

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e apesar de ser “assombrada” pela propaganda pronta a enganar, tenho que defender o café e seu consumo. Café não é um vilão, se consumido dentro dos limites recomendados. Como tudo, não é ?

Para um adulto o limite recomendado é de 4 a 6 xícaras por dia, assim, só se consumido muito, mas muito, além disso, é que pode causar insônia, nervosismo, inquietação, irritabilidade, e outros, mas tudo em excesso não é assim mesmo ?   

Em compensação, consumindo 4 a 6 xícaras de café por dia, os benefícios são inúmeros.  Protege ou minimiza os efeitos em nosso organismo de doenças como a diabetes tipo 2. Isso deve-se a presença de vários antioxidantes e outros componentes favorecendo o controle da glicemia, ah, desde que consumido sem açúcar, lógico.         

O consumo do café combate a depressão e te deixa feliz, já que a cafeína estimula o aumenta da dopamina – um neurotransmissor fortemente ligado ao sentimento de prazer e felicidade. Reduz o desenvolvimento de vários tipos de câncer, mal de Parkinson, da cirrose, reduz a fadiga e a sonolência além de beneficiar a concentração e a coordenação motora.  E o melhor, dá energia e o melhor, ajuda na perda de peso !

Por isso, se você aprecia café, essa oitava maravilha do mundo, não tem porquê parar.

Se você, AINDA, nunca tomou ou não teve boas experiências, venha nos conhecer, já que conseguimos lhe servir o seu café, sim seu café, sua espécie de café, sua variedade do grão, sua gramatura da moagem e seu método de preparo, sendo mais prazeroso e saudável para você, sem custar mais! 

“ A vida é feita de escolhas…café puro ou com leite ?”, sempre café.

Textos de Guilherme Oliveira, que é barista formado pelo Museu do Café em Santos e apaixonado por café

Linda foto não? Créditos: Kayck Kenji

Confira também o Instagram do Espaço LER.

Deixe seu comentário

*
*